Iniciar / Parar Trilha

Pinócchio.jpg

 Pinócchio     Col/Dub

As Aventuras de Pinóquio, o nome original desta série japonesa, que foi criadae exibida por lá no ano de 1972, é Kashi no Ki Mock, o que foi traduzido pelos japoneses para vender nos EUA como Mock, the Oak Tree ("Mock, a árvore de carvalho"). No entanto, o desenho acabou virando mesmo The Adventures of Pinocchio ou As Aventuras de Pinóquio.
Por favor não confunda este bonequinho de cabelos azuis e um só dente com o sorridente boneco de Walt Disney, porque eles não têm nada a ver, exceto que ambos são baseados no conto italiano Pinocchio, escrito por Carlo Collodi no final do século XIX. O Pinóquio Japonês, lançado ao mundo pela Tatsunoko Productions, foi, para começo de conversa, um dos desenhos mais tristes - para não dizer depressivos - dos quais se tem notícia.
Apesar de seguir a linha básica do conto do boneco de madeira que queria ser gente, a séria abusava nas agruras sofridas pelo boneco e em especial por Gepeto (que, como lembrarão os que assistiam o desenho, era chamado pelo boneco na dublagem brasileira de "Vovozinho"). Entre os 52 episódios da série, ficaram famosos, por exemplo, aquele em que Gepeto tomava uma surra de vara de uma turma de malfeitores e um outro no qual Pinóquio tinha seus pés (e parte das pernas) dolorosamente queimados pelo fogo.
No Brasil o desenho foi exibido pela Record e era comum encontrar várias crianças chorando a cada episódio que terminava. Houve, inclusive, protestos de mães contra o desenho e até um boato nunca comprovado de que um garoto havia se suicidado (!!!) após assistir o desenho.
Por outro lado, muita gente elogiava este Pinóquio por ser mais realista que seu xará da Disney e, pensando bem, perto de alguns desenhos de hoje em dia a tristeza do pobre "Mock" era fichinha...
De qualquer forma, o desenho deixou saudade em muita gente e chegou até a gerar gozação feita pelos integrantes do extinto grupo "Os Sobrinhos do Athaíde", um quadro batizado como "Pinóculos, o menino de pau de óculos". Quem ouviu, com certeza lembrou-se na hora do desenho, não apenas pela imitação da voz do boneco como pelo bordão: "Vovozinho, ninguém quer brincar comigo. Eu queria tanto ser um menino de verdade..."
Só para constar, no último capítulo Pinóquio virou um belo garotão e viveu feliz para sempre com seu vovozinho, que em um capítulo anterior havia chegado a morrer, mas acabava sendo salvo pela Fada Azul.
"Nele o boneco é atingido por tiros de soldados que perseguiam Pinochio, Gepeto, e uma garotinha. "Lembro-me de que Pinóquio, depois de virar gente, corria atrás da fada chamando-a de mamãe. Foi um episódio muito emocionante, que levou muita gente às lágrimas".

* Taka Sama vive perguntando para o vovozinho dele quando é que ele vai se tornar um garoto de verdade... 




 




Qualidade Boa

 

Coletânea

Disco 1
Presente da vida
Sonho de marionete
Armadilha de rato
Uma questão de confiança

Disco 2
Aprendendo a não errar
Cada macaco no seu galho
O irmão de pinóquio
A riqueza não é tudo

Disco 3
O tesouro da ilha utopia
A fórmula da felicidade
A árvore de dinheiro
O encanto da sereia

Disco 4
Pinócchio e os piratas
A serpente de três cabeças
Desejo de voar
O lago mágico

Disco 5
O protetor dos brinquedos
O emissário dos Deuses
O guardião do faraó
A princesa e o dragão

Disco 6
Pobre boneco rico
Uma prova de coragem
Peripécias num balão
Fome de liberdade

Disco 7
O espirito do mal
O homem dos sonhos
A fortaleza da destruição
Perigo na neve

Criação de Site